Na terapia manual o fisioterapeuta utiliza como principal ferramenta as mãos, como o próprio nome da especialidade nos mostra, sendo as mãos responsáveis pela realização dos testes e manobras inclusas no exame físico e tratamento.
Através da Terapia Manual atuaremos diretamente na causa do problema e não nos sintomas, identificando a provável disfunção neuro-músculo-esquelética. Por isso, o terapeuta manual possui formação qualificada, sendo competente para a realização do diagnóstico e tratamento das disfunções ortopédicas em geral.
Os principais objetivos da Terapia Manual são:
a) Identificar e corrigir disfunções de movimento nas articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores.
b) Entender a relação entre as alterações do movimento normal e a disfunção dos componentes articulares, sistema nervoso e sistema circulatório.
c) Avaliar e corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos através de técnicas específicas, técnicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento.
Entre as técnicas utilizadas podemos citar a Liberação Miofascial , Quiropraxia, Rolfing, Mobilização Neural ,Cyriax, Osteopatia, Maitland, McKenzie, Mulligan, Crochetagem, , Estabilização Segmentar Terapêutica, , dry needling, pompagens, movimentação articular passiva e ativoassistida, trações, Mobilizações articulares etc
Saúde, liberdade, funcionalidade!