A Liberação Miofascial consiste em uma técnica utilizada na prevenção de lesões e alívio de dores musculares. A técnica tem como objetivo a liberação dos músculos e das fáscias, sendo muito eficiente no tratamento da dor miofascial.
É muito importante entender que as fáscias são estruturas que recobrem todos os tecidos do corpo, as alterações de tensão nas fáscias pode ser capaz de restringir movimentos, alterar o bom funcionamento de órgãos, e causar dor.
Atualmente a liberação miofascial vem sendo amplamente utilizada pela fisioterapia para tratamento da dor miofascial, tratamento muscular, prevenção e tratamento de lesões do esporte e do dia a dia.
O que pode causar a alteração da fáscia?
Treinos intensos (overtraining), má postura e até mesmo stress emocional podem provocar a alteração da fáscia, resultando em uma pressão excessiva sobre os nervos e músculos. Essas situações reduzem a elasticidade e flexibilidade muscular, a coordenação e até mesmo o bem-estar.
Quando isso acontece, a reação do corpo é a formação de nódulos de tensão, também chamados de “pontos gatilhos”, que acumulam toxinas, podendoser dolorosos e responsáveis por dores locais e e até mesmo em outras regiões, denominadas neste caso como dores referidas.
Para quem tem uma rotina intensa de exercícios, a alteração da fáscia dificulta o bom desempenho nos treinos e torna a hipertrofia muscular mais difícil.
Benefícios da Liberação Miofascial:
- Alívio de dores crônicas, tensionais, pós-treino
- Alívio das dores musculares
- Relaxamento muscular
- Maior mobilidade e qualidade dos movimentos articulares
- Redução das aderências cicatriciais
- Tratamento da dor miofascial
- Tratamento de pontos gatilhos (nódulos de tensão)
- Melhor rendimento na prática esportiva
- Relaxamento e bem estar
Como é o atendimento da Liberação Miofascial?
A aplicação da Liberação miofascial pode ser feita manualmente ou com algumas ferramentas como ventosas e Mioblasters, que são raspadores de inox confeccionados especialmente para desenvolvimento da técnica. O manuseio destas ferramentas requer treinamento especializado.
Os atendimentos de Liberação Miofascial são individuais e personalizados, realizados após avaliação criteriosa do fisioterapeuta.
ATENÇÃO: não é recomendado que você aplique essa técnica sozinho ou com profissionais não habilitados, pois qualquer lesão muscular tratada de forma incorreta pode acarretar outros problemas. Procure sempre um fisioterapeuta certificado para o tratamento.
Saúde, liberdade, funcionalidade!