Durante o tratamento fisioterapêutico a bandagem elástica é mais um recurso que deve ser utilizado em conjunto com outras técnicas.
Pode ser utilizada tanto na prevenção como na reabilitação de lesões. Com a aplicação do tape (Bandagem elástica) o paciente relata sensação de segurança, pois é permitida a execução de movimentos livres.
A bandagem elástica possui como princípio a adequação do tônus muscular e a estabilização articular, com a correção de seu posicionamento. Como principais resultados, podemos destacar a analgesia e a limitação seletiva da amplitude de movimento, melhora da dor, da circulação sanguínea e linfática, além de estimular a propriocepção e a consciência corporal, corrigir desalinhamentos articulares, melhorar a amplitude de movimento e diminuir o espasmo muscular, atuando assim na sinergia da contração muscular. Em razão a todos esses recursos a técnica é muito utilizada em todas as áreas da fisioterapia, tendo aplicabilidade na fisioterapia esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, entre outras.
Saúde, liberdade, funcionalidade!